Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Os jovens são o futuro…
Dora Miranda
Communication Manager do .PT
15-07-2021
Os jovens são o futuro…
Hoje celebra-se o Dia Mundial das Competências dos Jovens. Este dia procura dar visibilidade aos jovens, que têm um papel fundamental no desenvolvimento sustentável das sociedades. 

Atualmente falamos de digital e, por isso, vou falar-vos de competências digitais. A percentagem de jovens entre os 16 aos 19 anos com competências digitais mais do que básicas é de 67% (fonte: Eurostat, 2019). Para atingir a meta traçada para 2025 (80%) ou 2030 (90%), têm sido desenvolvidos planos de ação, quer a nível europeu, como é o caso do Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) que define a visão da Comissão Europeia para uma educação digital de elevada qualidade, inclusiva e acessível na Europa, quer a nível nacional. 

Em Portugal, foi lançado no início de 2020 o Plano de Ação para a Transição Digital que apresenta medidas prioritárias para a capacitação e a inclusão digital das pessoas, como é exemplo o recentemente lançado EUSOUDIGITAL, que conta com o apoio do .PT. Em concreto para os jovens, está disponível o programa Jovem mais Digital, que visa aumentar a empregabilidade dos jovens em áreas digitais através de oferta formativa mais ajustada às necessidades do mercado, ou o programa Escola Digital, que inclui a distribuição de computadores, mas também a formação de professores e a digitalização de manuais escolares.  

Uma das missões do .PT é também contribuir para a inclusão e competências digitais dos portugueses e, por isso, tem vindo a alargar o apoio a projetos e iniciativas nesse âmbito.

Destaco aqui a aposta nos jovens. Iniciativas como o Sitestar.pt, Apps for Good, NET Viva e Segura, Engenheiras por um dia ou ENSICO, entre muitas outras, contam com o apoio do .PT e é este o nosso contributo para que os nossos jovens tenham cada vez mais competências e qualificações, e possam assim usufruir do que o digital tem para oferecer. É também o nosso contributo para uma sociedade mais inclusiva!  



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts