Ir para Conteúdo

COVID-19: iniciativas apoiadas pelo .PT

#ESTAMOSON: iniciativa do Governo que pretende ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pela COVID-19. 

#tech4COVID19: movimento promovido pela comunidade tecnológica portuguesa que pretende apoiar e agilizar o combate à pandemia de diversas formas.

Ajudar quem nos ajuda: iniciativa em parceria com o registrar WebHS, que possibilita a oferta de domínios .pt a todas as empresas ou projetos envolvidos em ações de combate, prevenção ou mitigação da COVID-19, bem como todos os projetos que visem ajudar a população em geral, ou grupos de risco em particular, afetados por esta pandemia.

Rede de Emergência Alimentar: visa permitir levar alimento a quem dele carece e assim apoiar quem tem baixos recursos económicos e não tenha capacidade de suportar o custo de alimentação que habitualmente é entregue pelas respostas sociais. Foi estruturada a partir do Banco Alimentar em parceria com a ENTRAJUDA e está assente nas Instituições de Solidariedade Social, nas Juntas de Freguesia e outras entidades que prestam apoio. Trata-se de uma resposta limitada no tempo, até estar ultrapassada a situação de emergência que o país vive.

MUDA EM CASA: iniciativa do MUDA que coloca ao dispor de todos vídeos e artigos com sugestões, tutoriais e ligações úteis sobre como trabalhar, aprender, comunicar, usar serviços públicos, comprar, aceder a informação e entretenimento, saúde e bem-estar, banca e seguros, sem sair de casa. 

Cuida de Todos: iniciativa do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social que pretende angariar voluntários para ajudarem em lares de idosos.

SOS Digital: iniciativa do Capítulo Português da Internet Society (ISOC PT) que tem como objetivo combater a desigualdade digital de jovens e crianças em casas de abrigo. 

Juntos vamos conseguir: o JORNAL i está a publicar vários trabalhos dedicados aos ‘Heróis da luta contra a pandemia do coronavírus’. As edições são acompanhadas de um espaço destacado na primeira página do jornal, em que, sob o lema JUNTOS VAMOS CONSEGUIR!, colocam os logótipos de todos os que se associam a esta campanha e, também desta forma, agradecer aos nossos ‘Heróis’.

Projecto Neumann: coordenado pelo Rotary Clube Lisboa Olivais, e apoiado por várias entidades, tem como objetivo dotar as escolas e os alunos de equipamentos e conectividade para projetos específicos, através de donativos, e angariar equipamentos informáticos atuais e em bom estado para utilização dos alunos na escola.

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa: doação de computadores portáteis usados, para utilização pelos alunos. 

e.compras com direitos: iniciativa da DECO sobre os direitos dos consumidores no comércio online.

Plataforma Digital Voluntária usando Terminais Móveis - StayAway: iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que vai permitir o rastreio rápido e anónimo de contágio por COVID-19.

Lisboa Empreende +: programa promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, com a colaboração ativa de diversas entidades parceiras, com o objetivo de dar suporte ao tecido empresarial da cidade para fazer face aos efeitos negativos da pandemia Covid 19.

Retoma Portugal: iniciativa Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, que tem como objetivo apoiar todas as empresas portuguesas neste momento de regresso, com vista à rápida recuperação da economia nacional.