Ir para Conteúdo

Quem Somos

MISSÃO
Garantir a correta operação e manutenção do .pt, sob uma gestão técnica assente num serviço estável, seguro e de confiança, prosseguindo uma política de inovação tecnológica, orientada para as necessidades da comunidade nacional, no respeito pela lei em geral e, em especial, pela privacidade e proteção dos dados pessoais.

VISÃO
Promover continuamente, a nível nacional, a utilização da internet, prestando um serviço reconhecido como de referência e excelência junto da comunidade, congéneres e parceiros.

VALORES
· Segurança
· Transparência
· Rigor
· Ética
· Confiança
· Inclusão
· Responsabilidade


A Associação DNS.PT, doravante designada de .PT, foi formalmente criada no dia 9 de maio de 2013 e sucedeu à Fundação para a Computação Científica Nacional, FCCN nos direitos e obrigações até então por esta prosseguidos no âmbito da delegação efetuada pela IANA – Internet Assigned Numbers Authority a 30 de Junho de 1988, (RFC 1032, 1033, 1034 e 1591) e, em particular, na responsabilidade pela gestão, registo e manutenção de domínios sob o TLD (Top Level Domain) .pt, domínio de topo correspondente a Portugal, conforme resultou de decisão legislativa inserta no Decreto-Lei 55/2013, de 17 de Abril.

A Associação DNS.PT, associação privada sem fins lucrativos, tem como associados a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT - IP, Associação da Economia Digital (ACEPI) e Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

É compromisso desta associação a manutenção dos níveis de qualidade, fiabilidade e segurança que o registo de nomes de domínio .pt tem vindo a garantir nestes anos de existência, os quais encontram consagração nos seus estatutos.

Este modelo associativo e multistakeholder de governação permite uma gestão mais eficiente, flexível e participativa dos diversos atores interessados que contribui para o crescimento e engrandecimento do domínio de topo de Portugal.

Estatutos

Consulte os estatutos aqui