Ir para Conteúdo

EPP – Protocolo Registry-Registrar

Para facilitar a administração dos domínios a cargo de cada Registrar, o .pt utiliza o sistema Registry- Registrar, seguindo as especificações do protocolo EPP (Extensible Provisioning Protocol).

O Registo de um domínio na Internet envolve, tipicamente, três entidades:

  • um cliente que quer registar um nome de domínio e que será o seu titular;

  • um Registrar (ou Agente de Registo - empresa ou entidade que fornece o serviço de registo de nomes ao cliente);

  • um Registry que fornece serviços ao Registrar, funcionando como repositório oficial de toda a informação funcional (os registos) necessária para resolver nomes de domínios. (a Associação DNS.PT).

O Protocolo Registry-Registrar é um serviço de normalização da comunicação entre os Agentes de Registo de domínios .pt e a Associação DNS.PT (que é o Registry deste domínio de topo) cujo objetivo é a automatização de todo o processo de registo e gestão de domínios por parte destas entidades.

Um protocolo de comunicação normalizado irá permitir a um Registrar o desenvolvimento de uma interface gráfica própria que, ao mesmo tempo, possa comunicar diretamente com o sistema de registo de domínios da Associação DNS.PT. Ou seja, permite que as operações nessa interface sejam executadas em tempo-real.

Na Associação DNS.PT optou-se pela adoção do Protocolo EPP [RFC4930] que é um protocolo definido através da linguagem XML e contém comandos de controlo da sessão, pesquisa e alteração de conteúdos.