Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

André Cordeiro
Cybersecurity Analyst do .PT
30-11-2023
Comprar online com segurança e confiança
Celebra-se hoje, o Dia da Segurança do Computador, uma data que nos vem alertar para a importância de proteger os nossos dados enquanto navegamos no vasto oceano digital.

De acordo com o Estudo da Economia Digital em Portugal, 85% dos portugueses utilizam a Internet e, em 2022, cerca de 54% dos portugueses fizeram compras online. Com a época natalícia à porta é expectável que haja um crescimento nas compras online. Tendo por base os dados disponibilizados pela SIBS Analytics é indicado que, durante o período natalício do ano passado, as compras online aumentaram em cerca de 31% em comparação com o ano anterior.

Contudo, com o aumento do comércio eletrónico em 2022, assistimos não só ao aumento da cibercriminalidade, através do expressivo aumento de casos denunciados de Phishing em 114% (Gabinete Cibercrime), como "a burla informática/comunicações” a tornar-se no crime relacionado com a informática o mais registado pelas Autoridades (Centro Nacional de Cibersegurança).

O cibercrime torna-se cada vez mais sofisticado e é cada vez mais desafiador discernir entre um site legítimo e um esquema de phishing, por isso é essencial conhecer algumas dicas para navegar com maior segurança e confiança pelas compras online:

  • Verifique a Reputação da Loja: Antes de comprar em uma loja online desconhecida, verifique as avaliações de outros consumidores. Sites como o Portal da Queixa podem ajudar a entender se a loja é confiável ou se apresenta problemas.
  • Procure por Certificados de Segurança/Confiança: Procure por selos de segurança/ confiança, como o selo CONFIO, que atesta a credibilidade e autenticidade dos websites, bem como a garantia que os websites cumprem com as melhores práticas do comércio digital e que estão salvaguardados os direitos dos consumidores.
  • Cuidado com Ofertas e Promoções Exageradas: Desconfie de ofertas que pareçam ser boas demais para ser verdade. Muitas vezes, sites fraudulentos usam preços muito baixos para atrair compradores desavisados.
  • Leia as Políticas de Privacidade e Devolução: Antes de comprar, leia as políticas de privacidade e de devolução da loja. Isto ajuda a entender como os seus dados serão usados e quais são os procedimentos caso precise de devolver um produto.
  • Mantenha Registos das Suas Compras: Guarde e-mails de confirmação, recibos e detalhes da compra. Pode vir a ser útil caso precise de entrar em contacto com a loja ou resolver algum problema com a compra.
  • Use Métodos de Pagamento Seguros: Prefira pagar com métodos seguros, como cartões de crédito ou plataformas conhecidas de pagamentos online. Estas oferecem camadas extra de segurança em caso de problemas com a compra.
  • Esteja Alerta a E-mails ou Mensagens Suspeitas: Evite clicar em links ou fazer downloads de anexos em e-mails ou mensagens suspeitas. Estes podem ser golpes para roubar as suas informações pessoais ou financeiras.


Ao estar consciente dos direitos e precauções necessárias, estará mais preparado para realizar compras online com confiança e segurança. Aproveite a comodidade oferecida pelas compras virtuais, mas sempre com a devida cautela para proteger as suas informações pessoais e financeiras.



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts