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Qualidade e Segurança

Missão
Garantir a correta gestão técnica, operação e manutenção do domínio de topo correspondente a Portugal, .pt, e contribuir para o desenvolvimento da Internet nacional, assente na prestação de um serviço conforme e de qualidade, prosseguindo uma política de inovação e atualização tecnológica, orientada para as necessidades e expectativas dos utilizadores e da comunidade, no respeito pela privacidade e proteção dos dados pessoais, garantindo a salvaguarda da informação e assegurando a sua confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Visão
Promover continuamente o desenvolvimento sustentado da Internet em Portugal e prestar um serviço de referência e excelência junto da comunidade Internet, congéneres e parceiros. 

Valores
  • Ética e Respeito – atuar com integridade e transparência promovendo uma cultura de confiança e respeito mútuos;
  • Equidade e igualdade de tratamento - garantir a isenção, objetividade e justiça na atribuição e gestão de nomes de domínio;
  • Rigor - respeitar a lei aplicável assim como os regulamentos internos, cumprindo prazos e objetivos;
  • Qualidade dos serviços – adotar as melhores práticas e promover a excelência do serviço; 
  • Competência técnica e profissionalismo – desenvolver o conhecimento e apostar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores;
  • Responsabilidade e Compromisso – proteção da informação recolhida, editada, guardada e partilhada, processada interna ou externamente, assegurando a sua privacidade, disponibilidade, integridade e confidencialidade;
  • Confiança - promover e consolidar a confiança da comunidade Internet, utilizadores e parceiros no serviço prestado.
    Compromissos com a Qualidade, Segurança e Privacidade da Informação

    No âmbito da sua atuação, o .PT assume e reconhece como fundamental um compromisso de:
     
    Reforçar as parcerias com os agentes de registo, a nível técnico, jurídico e administrativo, para atingir benefícios mútuos e, consequentemente, potenciar o crescimento sustentado do registo sob .PT e a satisfação dos utilizadores e da comunidade;
     
    Promover a satisfação dos clientes, através da prestação de um serviço eficiente e de excelência assente na simplificação e agilização do processo de registo e na diminuição de custos;

    Dar cumprimento às recomendações internacionais e nacionais no que concerne ao registo, gestão e manutenção de nomes de domínio na sua vertente técnica e administrativa, bem como garantir o cumprimento e salvaguarda dos direitos de terceiros, nomeadamente ao nível da propriedade intelectual;

    Garantir que a sua atividade diária, assim como os seus planos e estratégias de médio e longo prazo, estão de acordo com a lei e regulamentação vigentes;

    Valorizar o nosso capital humano, através da aposta na melhoria de competências e na adoção de políticas que promovam a motivação, o envolvimento e o comprometimento dos colaboradores face à missão e objetivos do .PT.
     
    Garantir que redes, sistemas, tecnologias que suportam a atividade do .PT operam com elevados níveis de serviço, sendo mantidos tecnologicamente atualizados, e sempre que identificadas vulnerabilidades nos mesmos são implementados controlos para proteger a confidencialidade, integridade, disponibilidade e privacidade da informação;
     
    Garantir que os colaboradores, fornecedores e stakeholders conhecem e dão cumprimento às políticas e requisitos de segurança e de privacidade definidos pelo .PT, e comunicam adequadamente qualquer suspeita de que a segurança ou a privacidade da informação foi comprometida. O .PT comunica às autoridades competentes os incidentes de segurança de impacto elevado no negócio e nas partes interessadas, e qualquer violação de dados pessoais;

    Assegurar que o tratamento de dados pessoais é efetuado de forma lícita, equitativa, necessária e transparente, acautelando a existência de medidas técnicas e organizativas adequadas a garantir a autenticidade, integridade e privacidade dos dados objeto de tratamento, tutelando o exercício dos direitos legalmente previstos.

    Garantir a continuidade de negócio, implementando medidas que assegurem a resiliência do .PT face à adversidade e garantam a disponibilidade da informação de acordo com a sua tipologia, valor e relevância, assegurando, desta forma, a manutenção e recuperação das atividades críticas da organização num intervalo de tempo aceitável, minimizando as consequências dos incidentes para os seus stakeholders.

    O .PT orienta a sua atuação numa perspetiva de melhoria contínua, através da revisão e atualização periódica de políticas, processos e objetivos, alinhados aos referenciais ISO 9001:2015 e ISO/IEC 27001:2013. 

    O .PT adota uma atitude de abertura à comunicação e divulgação da sua Política, interna e externamente, mantendo-a atualizada e disponível em www.dns.pt.

    Lisboa, 5 de março de 2018