Ir para Conteúdo

Inclusão Digital

Uma das missões do .PT é contribuir para a dinamização da internet e para a promoção das competências digitais em Portugal. Com o desafio, lançado em 2018, de apoiar a iniciativa governamental INCoDe.2030, uma importante ação integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais, o .PT tem vindo a alargar o apoio a projetos nesta área. 

Sitestar.pt


O Sitestar.pt é um concurso que visa desafiar os jovens portugueses empreendedores e criativos a desenvolver websites originais com conteúdos em português e sob o domínio .pt. O concurso nasceu de uma parceria do .PT com a DECO Jovem entretanto alargada a outros parceiros, a saber: ANPRI, DGE, IGAC, INPI, Plano Nacional de Leitura e Direção-Geral do Consumidor. 

O Sitestar.pt está direcionado a jovens com idades escolares entre os 14 e 18 anos, privilegiando o contexto escolar como elemento motivador para a participação de alunos e professores. Os alunos, acompanhados por um professor, podem concorrer para desenvolver websites de sua autoria inseridos nas seguintes categorias: Escola mais Digital, Faz a Diferença e Jovens com Talento. Na 1.ª fase do concurso são aprovadas as melhores propostas de websites apresentadas. A estas propostas é atribuído um domínio .pt, uma ferramenta de criação de site e respetivo alojamento e caixas de correio eletrónico que permite a construção do website e sua permanência durante 12 meses, ou seja, um voucher 3em1.pt. As equipas vencedoras recebem prémios e têm ainda a oportunidade de serem reconhecidas na cerimónia de entrega dos Prémios ACEPI Navegantes XXI.

3em1.pt

O .PT promove desde 2006 a presença das empresas criadas na hora com um domínio .pt, na sequência de Protocolo celebrado com o Ministério da Justiça – RNPC. Em 2013, e atento o compromisso do .pt face à comunidade internet nacional, foi pensada a iniciativa intitulada 3em1, à qual se associaram um conjunto de registrars de .pt.  Com a iniciativa 3em1 é atribuído a quem crie uma empresa, associação ou sucursal na hora, um pacote de serviços gratuitos, pelo período de um ano, que inclui um domínio .pt, uma ferramenta para desenvolvimento de site e respetivo alojamento técnico e caixas de correio eletrónico. 

O 3em1 alarga-se a outras iniciativas fora do âmbito do ENH (Empresa na Hora), assumindo a forma de voucher a atribuir a pessoas ou entidades a definir.

ComércioDigital.pt
Em 2018 foi celebrado um protocolo entre a ACEPI - Associação da Economia Digital, a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e o .PT para, sob a égide do Ministério da Economia, desenvolver o Projeto ComércioDigital.pt – Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital que tem como objetivo a modernização e capacitação de mais de 50.000 PMEs, em 3 anos, na adoção de uma efetiva e consequente presença na internet e apoio na utilização e aquisição de ferramentas de marketing digital, para um crescimento sustentável e globalizado dos seus negócios. 

Uma das iniciativas pensadas no âmbito deste programa, e que envolve o .PT, é o 3em1 Comércio (oferta de domínio .pt, ferramenta de desenvolvimento de site e emails por um ano), dirigido a microempresas e PMEs, em particular do comércio de proximidade (comércio e serviços), que ainda não têm a sua página na internet. Este é também um contributo para o desenvolvimento de competências digitais junto dos empresários portugueses.

Acredita Portugal 
A Acredita Portugal é uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento e promoção do empreendedorismo nacional. O .PT oferece vouchers 3em1.pt aos 150 semifinalistas do concurso de empreendedorismo da Acredita Portugal, para que estes possam promover a sua presença digital.
#EUSOUDIGITAL
Com o objetivo de sensibilizar e, com isso, apoiar na promoção e desenvolvimento da inclusão digital em Portugal, o programa #EUSOUDIGITAL propõe-se trabalhar com pessoas que não têm hoje qualquer interação com o mundo online, através de ações administradas por voluntários, que decorrem em locais de proximidade. O programa #EUSOUDIGITAL é uma iniciativa do .PT, da FCT e do INCoDe.2030, em parceria com o MUDA. 

O programa arrancou, em 2019, com um roadshow nacional com o qual se pretendia, por um lado, assegurar a sensibilização e apoio à capacitação básica de adultos para a utilização da internet no dia-a-dia nos locais onde o roadshow esteve presente e, por outro, dinamizar o desenvolvimento de uma rede nacional de centros de capacitação para a inclusão digital através de parcerias com organizações de proximidade. 

Apps for Good

O .PT apoia o Apps for Good, um movimento tecnológico educativo onde professores e alunos trabalham em equipa para darem resposta a questões relevantes do seu dia-a-dia através da criação de apps. Apps for Good foi uma das 100 iniciativas tecnológicas mais promissoras da Europa em 2018, divulgado pelo Financial Times em colaboração com a Google. 

Para além do apoio global à iniciativa, o .PT apoia ainda o prémio dirigido ao público feminino "Jovem Aluna .PT". Com este prémio o .PT pretende incentivar a participação feminina no Apps for Good e, consequentemente, no mundo digital.

Internet Segura 

O Centro Internet Segura é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e que também envolve a Direção-Geral da Educação, a FCCN - Computação Cientifica Nacional, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Microsoft Portugal. O .PT integra o Conselho de Acompanhamento do Centro Internet Segura. 

EU Kids Online 

O EU Kids Online é um estudo sobre a utilização de internet, telemóvel e outras tecnologias online por parte de crianças e jovens. O novo inquérito nacional EU Kids Online, apresentado em 2019, foi coordenado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e contou com o contributo da Direção-Geral da Educação e com o apoio financeiro do .PT. 

NET Viva e Segura

Uma outra iniciativa que conta com o apoio do .PT, e que convida a comunidade educativa a refletir sobre a importância de adotar comportamentos mais seguros e em respeito pela privacidade dos seus dados pessoais no acesso à internet e às redes sociais, é a NET Viva e Segura. A DECO, com o apoio da Google Portugal, lança o desafio às escolas DECO Jovem de produção de vídeos de sensibilização para a utilização da internet e das redes sociais. A atividade dirige-se a alunos com idades compreendidas entre os 15 e 22 anos, a frequentar escolas do ensino regular, profissional, vocacional e ensino aprendizagem, de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Portugal Digital Week 

O .PT é parceiro institucional da Portugal Digital Week, uma iniciativa da ACEPI - Associação da Economia Digital. Durante esta semana decorrem diversas atividades, entre elas o Estudo da Economia Digital, que conta com dados do .pt; o Portugal Digital Summit, que conta com oradores convidados pelo .PT e um stand do .PT na área de exposição; os Prémios ACEPI Navegantes XXI que contam com 3 categorias apoiadas pelo .pt: Melhor Site .pt; Melhor Site Escola/Sitestar.pt; e Melhor App for Good; e o Roadshow Nacional "Portugal Digital 2017-2025” que percorre o país com um conjunto de apresentações a terem lugar em várias universidades, com o objetivo de dar a conhecer as mais recentes tendências digitais e os resultados do Estudo da Economia Digital em Portugal.

Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet 

A Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet (IPFGI) é uma plataforma nacional de diálogo que reúne todas as Partes Interessadas/Stakeholders, públicos e privados, a academia, a comunidade técnica da internet e a sociedade em geral para informar, refletir e debater de forma aberta e interativa, como deve ser governada a internet, tema cada vez mais relevante nos panoramas nacional e internacional. O .PT é coorganizador desta iniciativa e apoia, também, a iniciativa europeia (EuroDIG).

MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa

O .PT é uma das entidades promotoras do MUDA, um movimento nacional promovido por várias empresas, universidades e associações e pelo Estado Português que assumem, em conjunto, o compromisso de incentivar a participação dos portugueses no espaço digital e ajudar a tirar partido dos benefícios associados aos serviços digitais, disponibilizados por empresas e pelo Estado.

Iniciativas desenvolvidas pelo MUDA:
ROADSHOW MUDA
MUDA NA ESCOLA 
MUDA NUM MINUTO
MUDAR É GANHAR 
MUDA EM CASA 

TaC - Together against Cybercrime/ Youth IGF Movement 

O .PT associou-se ao projeto TaC - Together against Cybercrime, uma organização sem fins lucrativos que trabalha no âmbito do cibercrime/cibersegurança e da proteção online dos jovens.  A TaC está também ativamente envolvida nas questões relacionadas com a governação da internet, através do Youth IGF Movement. 

O Youth IGF Movement é mais uma iniciativa que conta com o apoio do .PT. Trata-se de um movimento global multistakeholder, que permite aos jovens entre os 15 e os 35 anos discutirem assuntos relacionados com a Governação da Internet em debates locais, nacionais ou regionais.

Carta Portuguesa para a Diversidade: "Engenheiras por um dia" 

O .PT é uma das entidades signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade e, neste âmbito, apoia a iniciativa "Engenheiras por um dia", que pretende contribuir para a construção de um futuro onde os estereótipos relacionados com o género deixem de afastar as alunas das engenharias. Esta iniciativa tem como objetivo central promover as áreas de engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, mobilizando universidades e engenheiras como role model, levando às escolas e alunas desafios práticos das engenharias e das tecnologias. O projeto pretende prevenir e combater a intensificação da segregação das profissões em razão do sexo e, em especial, a ausência das mulheres nas áreas de engenharia e tecnologias. 

International Collegiate Programming Contest

O International Collegiate Programming Contest (ICPC) é um concurso de programação algorítmica para estudantes universitários. Equipas de três elementos, a representar a sua universidade, trabalham para resolver problemas reais, estimulando a colaboração, a criatividade, a inovação e a capacidade de agir sob pressão. Através de formação e competição, as equipas desafiam-se entre si para elevar o nível. Trata-se do mais antigo, maior e mais prestigiado concurso de programação do mundo. As finais mundiais do concurso realizaram-se no Porto, de 31 de março a 5 de abril de 2019, e o .PT foi um dos parceiros.

PAPTICe 

Junto dos mais jovens, o .PT apoia, ainda, o PAPTICe, uma iniciativa da ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática, que tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo evidenciados pelos alunos nos seus projetos de PAP, nas áreas de Informática, Multimédia, Eletrónica e Automação.