Ir para Conteúdo

Inclusão Digital e Social

Uma das missões do .PT é contribuir para a dinamização da internet e para a promoção das competências digitais em Portugal. No âmbito do apoio ao programa governamental INCoDe.2030, uma importante ação integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais, ao MUDA, que pretende incentivar a participação dos portugueses no espaço digital, e ao Portugal Digital, um plano de ação desenhado para ser o motor de transformação do país, através da capacitação digital das Pessoas, da transformação digital das Empresas e da digitalização do Estado e que tem como propósito acelerar Portugal, sem deixar ninguém para trás, e projetar o país no mundo, o .PT tem vindo a alargar o apoio a projetos e iniciativas na área das competências e inclusão digitais.

Sitestar.pt


O Sitestar.pt é um concurso que visa desafiar os jovens portugueses empreendedores e criativos a desenvolver websites originais com conteúdos em português e sob o domínio .pt. O concurso nasceu de uma parceria do .PT com a DECO Jovem entretanto alargada a outros parceiros, a saber: ANPRI, DGE, IGAC, INPI, Plano Nacional de Leitura e Direção-Geral do Consumidor. 

O Sitestar.pt está direcionado a jovens com idades escolares entre os 14 e 18 anos, privilegiando o contexto escolar como elemento motivador para a participação de alunos e professores. Os alunos, acompanhados por um professor, podem concorrer para desenvolver websites de sua autoria inseridos em diversas categorias. Na 1.ª fase do concurso são aprovadas as melhores propostas de websites apresentadas. A estas propostas é atribuído um domínio .pt, uma ferramenta de criação de site e respetivo alojamento e caixas de correio eletrónico que permite a construção do website e sua permanência durante 12 meses, ou seja, um voucher 3em1.pt. As equipas vencedoras recebem prémios e têm ainda a oportunidade de serem reconhecidas na cerimónia de entrega dos Prémios ACEPI Navegantes XXI.

3em1.pt

O .PT promove desde 2006 a presença das empresas criadas na hora com um domínio .pt, na sequência de Protocolo celebrado com o Ministério da Justiça – RNPC. Em 2013, e atento o compromisso do .pt face à comunidade internet nacional, foi pensada a iniciativa intitulada 3em1, à qual se associaram um conjunto de registrars de .pt.  Com a iniciativa 3em1 é atribuído a quem crie uma empresa, associação ou sucursal na hora, um pacote de serviços gratuitos, pelo período de um ano, que inclui um domínio .pt, uma ferramenta para desenvolvimento de site e respetivo alojamento técnico e caixas de correio eletrónico. 

O 3em1 alarga-se a outras iniciativas fora do âmbito do ENH (Empresa na Hora), assumindo a forma de voucher a atribuir a pessoas ou entidades a definir.

ComércioDigital.pt
Em 2018 foi celebrado um protocolo entre a ACEPI - Associação da Economia Digital, a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e o .PT para, sob a égide do Ministério da Economia, desenvolver o Projeto ComércioDigital.pt – Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital que tem como objetivo a modernização e capacitação de mais de 50.000 PMEs, em 3 anos, na adoção de uma efetiva e consequente presença na internet e apoio na utilização e aquisição de ferramentas de marketing digital, para um crescimento sustentável e globalizado dos seus negócios. 

Uma das iniciativas pensadas no âmbito deste programa, e que envolve o .PT, é o 3em1 Comércio (oferta de domínio .pt, ferramenta de desenvolvimento de site e emails por um ano), dirigido a microempresas e PMEs, em particular do comércio de proximidade (comércio e serviços), que ainda não têm a sua página na internet. Este é também um contributo para o desenvolvimento de competências digitais junto dos empresários portugueses.

Acredita Portugal 
A Acredita Portugal é uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento e promoção do empreendedorismo nacional. O .PT oferece vouchers 3em1.pt aos 150 semifinalistas do concurso de empreendedorismo da Acredita Portugal, para que estes possam promover a sua presença digital.
#EUSOUDIGITAL
Com o objetivo de sensibilizar e, com isso, apoiar na promoção e desenvolvimento da inclusão digital em Portugal, o programa #EUSOUDIGITAL propõe-se trabalhar com pessoas que não têm hoje qualquer interação com o mundo online, através de ações administradas por voluntários, que decorrem em locais de proximidade. O programa #EUSOUDIGITAL é uma iniciativa do .PT, da FCT e do INCoDe.2030, em parceria com o MUDA. 

O programa arrancou, em 2019, com um roadshow nacional com o qual se pretendia, por um lado, assegurar a sensibilização e apoio à capacitação básica de adultos para a utilização da internet no dia-a-dia nos locais onde o roadshow esteve presente e, por outro, dinamizar o desenvolvimento de uma rede nacional de centros de capacitação para a inclusão digital através de parcerias com organizações de proximidade. 

O programa apresenta-se agora com a ambição de capacitar um milhão de adultos que ainda caem na faixa dos infoexcluídos. As ações irão desenvolver-se com recurso a mais de 30 000 voluntários MUDA, apoiados pela rede nacional de espaços MUDA, que incluirá cerca de 1500 locais. Como referido, o #EUSOUDIGITAL, num período que se estima culminar em 2023, propõe-se trabalhar com os cidadãos que não têm hoje qualquer interação com o mundo online, assegurando a sua inclusão digital. Tratar-se-á, pois, de uma consolidação efetiva e no terreno dos objetivos traçados na primeira fase desta iniciativa.

Apps for Good

O .PT apoia o Apps for Good, um movimento tecnológico educativo onde professores e alunos trabalham em equipa para darem resposta a questões relevantes do seu dia-a-dia através da criação de apps. Apps for Good foi uma das 100 iniciativas tecnológicas mais promissoras da Europa em 2018, divulgado pelo Financial Times em colaboração com a Google. 

Para além do apoio global à iniciativa, o .PT apoia ainda o prémio dirigido ao público feminino "Jovem Aluna .PT". Com este prémio o .PT pretende incentivar a participação feminina no Apps for Good e, consequentemente, no mundo digital.

Portugal Digital Week 

O .PT é parceiro institucional da Portugal Digital Week, uma iniciativa da ACEPI - Associação da Economia Digital. Durante esta semana decorrem diversas atividades, entre elas o Estudo da Economia Digital, que conta com dados do .pt; o Portugal Digital Summit, que conta com oradores convidados pelo .PT e um stand do .PT na área de exposição; os Prémios ACEPI Navegantes XXI que contam com 3 categorias apoiadas pelo .pt: Melhor Site .pt; Melhor Site Escola/Sitestar.pt; e Melhor App for Good; e o Roadshow Nacional "Portugal Digital 2017-2025” que percorre o país com um conjunto de apresentações a terem lugar em várias universidades, com o objetivo de dar a conhecer as mais recentes tendências digitais e os resultados do Estudo da Economia Digital em Portugal.

MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa

O .PT é uma das entidades promotoras do MUDA, um movimento nacional promovido por várias empresas, universidades e associações e pelo Estado Português que assumem, em conjunto, o compromisso de incentivar a participação dos portugueses no espaço digital e ajudar a tirar partido dos benefícios associados aos serviços digitais, disponibilizados por empresas e pelo Estado.

Iniciativas desenvolvidas pelo MUDA:
ROADSHOW MUDA
MUDA NA ESCOLA 
MUDA NUM MINUTO
MUDA EM CASA 

Internet Segura 

O Centro Internet Segura é da responsabilidade de um consórcio coordenado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que também envolve a Direção-Geral da Educação, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice Portugal e a Microsoft. O .PT integra o Conselho de Acompanhamento do Centro Internet Segura. 

Programa para a Inclusão e Literacia Digital 

O .PT apoia o Programa para a Inclusão e Literacia Digital da Câmara Municipal de Lisboa, que foi criado para que trabalhadores da CML e cidadãos possam, de forma simples e prática, aceder à Internet e ao uso das tecnologias digitais no quotidiano. Tem por base 10 ações de formação, certificada, sobre comunicação online, segurança na Internet, serviços públicos online, edição de texto, folhas de cálculo e introdução à programação. A realização dos cursos permite obter o Passaporte de Competências Digitais, único no país.

O programa teve início em setembro de 2017 em Marvila. Desde então foram realizados mais de 150 cursos por toda a cidade e emitidas mais de 1 800 medalhas digitais, das quais 60% para participantes do sexo feminino. Embora o programa esteja disponível, gratuitamente, para todos os cidadãos, tem enfoque nos adultos com poucos rendimentos, baixos níveis de qualificação, desempregados e idosos. A faixa etária dos participantes é abrangente: dos 21 aos 94 anos.
LEME – Literacia e Educação para os Media Em linha

Iniciativa conjunta do Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media e do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e consiste na elaboração de um kit de recursos de literacia mediática, ou seja, na seleção, congregação e produção de materiais variados, apelativos e pedagógicos que, tendo como base orientadora o Referencial de Educação para os Media, habilitem os professores a desenvolver atividades com os alunos, destinadas a aumentar e a consolidar conhecimentos e competências em matéria de Literacia Mediática/Educação para os Media. Os conteúdos ficarão acessíveis num site a criar para o efeito.

EU Kids Online 

O EU Kids Online é um estudo sobre a utilização de internet, telemóvel e outras tecnologias online por parte de crianças e jovens. O novo inquérito nacional EU Kids Online, apresentado em 2019, foi coordenado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e contou com o contributo da Direção-Geral da Educação e com o apoio financeiro do .PT. 

NET Viva e Segura

Uma outra iniciativa da DECO, que conta com o apoio do .PT e que tem como objetivo promover a literacia digital e incentivar os jovens com idade escolar a aceder à internet de forma segura, promovendo experiências online ativas mais esclarecidas e conscientes em respeito pela sua privacidade, é a NET Viva e Segura

Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet 

A Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet (IPFGI) é uma plataforma nacional de diálogo que reúne todas as Partes Interessadas/Stakeholders, públicos e privados, a academia, a comunidade técnica da internet e a sociedade em geral para informar, refletir e debater de forma aberta e interativa, como deve ser governada a internet, tema cada vez mais relevante nos panoramas nacional e internacional. O .PT é coorganizador desta iniciativa e apoia, também, a iniciativa europeia (EuroDIG).

TaC - Together against Cybercrime/ Youth IGF Movement 

O .PT associou-se ao projeto TaC - Together against Cybercrime, uma organização sem fins lucrativos que trabalha no âmbito do cibercrime/cibersegurança e da proteção online dos jovens.  A TaC está também ativamente envolvida nas questões relacionadas com a governação da internet, através do Youth IGF Movement. 

O Youth IGF Movement é mais uma iniciativa que conta com o apoio do .PT. Trata-se de um movimento global multistakeholder, que permite aos jovens entre os 15 e os 35 anos discutirem assuntos relacionados com a Governação da Internet em debates locais, nacionais ou regionais.

Relatório sobre cybersecurity skills disponível aqui

Carta Portuguesa para a Diversidade: "Engenheiras por um dia" 

O .PT é uma das entidades signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade e, neste âmbito, apoia o projeto "Engenheiras por um dia". Uma iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos. O projeto é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Carta da Diversidade (APPDI), Instituto Superior Técnico e Ordem dos Engenheiros.

International Collegiate Programming Contest

O International Collegiate Programming Contest (ICPC) é um concurso de programação algorítmica para estudantes universitários. Equipas de três elementos, a representar a sua universidade, trabalham para resolver problemas reais, estimulando a colaboração, a criatividade, a inovação e a capacidade de agir sob pressão. Através de formação e competição, as equipas desafiam-se entre si para elevar o nível. Trata-se do mais antigo, maior e mais prestigiado concurso de programação do mundo. As finais mundiais do concurso realizaram-se no Porto, de 31 de março a 5 de abril de 2019, e o .PT foi um dos parceiros.

PAPTICe 

Junto dos mais jovens, o .PT apoia, ainda, o PAPTICe, uma iniciativa da ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática, que tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo evidenciados pelos alunos nos seus projetos de PAP, nas áreas de Informática, Multimédia, Eletrónica e Automação.  
Dress for Success

A Dress for Success é uma organização internacional sem fins lucrativos criada em 1997 para promover a independência económico-financeira de mulheres com poucos recursos, através de programas de ajuda na obtenção e retenção de emprego. A Dress for Success está presente em mais de 140 cidades em 19 países, tendo ajudado mais de 850 mil mulheres a alcançar a sua auto-suficiência.
Jogo das Profissões Para a Igualdade

Nas últimas décadas, têm sido muitos os esforços para promover uma mudança comportamental relativamente às atitudes, normas e modelos sociais baseados em estereótipos de género sobre pretensas características de papéis de homens e mulheres, que continuam a justificar profundas desigualdades.

O Jogo das Profissões para a Igualdade nasce da necessidade de, desde cedo, desconstruir estes preconceitos e demonstrar que não há profissões só para homens ou só para mulheres. Esta iniciativa reuniu várias entidades que, conjuntamente e voluntariamente, iniciaram um projeto - com um primeiro jogo - que pretende disponibilizar jogos simples, interativos, inclusivos e educativos, além de conteúdos e informações sobre estes temas, disponíveis a toda a comunidade educativa e famílias.

www.jogodasprofissoes.pt
RESPONSABILIDADE SOCIAL

O .PT apoia entidades que considera dever acolher pela sua reconhecida e relevante função social, a saber: 
  • Banco Alimentar
  • ENTRAJUDA
  • Liga Portuguesa Contra o Cancro: Corrida Terry Fox
  • Instituto Português de Oncologia (IPO Porto)
  • União Zoófila 
  • Rafeiros SOS
  • Be My Friend
  • Associação Nacional de Combate à Pobreza
  • Aconchegar.pt