Ir para Conteúdo

Cooperação e Inovação

A missão da Associação DNS.PT está centrada na gestão, operação e manutenção do registo do domínio de topo .pt e decorrente desta, a dinamização da Internet em Portugal, na qual assenta a necessária colaboração institucional e a inovação.

  • Colaboração com o ccTLD .AO;

  • Colaboração com o ccTLD .GW;

  • Colaboração com o ccTLD .CV;

  • ENUM.

LusNIC - Associação de Registries de Língua Portuguesa

lusnic

A língua portuguesa tem aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, e a mais falada no hemisfério sul. Dados recentes revelam que na Internet, o português já é a quinta língua mais utilizada; nas redes sociais – Facebook e Twitter – é a terceira; existem cerca de 32 milhões de falantes de língua portuguesa fora dos países de origem.

Um encontro de vontades e necessidades comuns levou os responsáveis pela gestão destes registries, a saber: Associação DNS.PT, (Portugal); AGER – Autoridade Geral de Regulação, (São Tomé e Príncipe); Agência Nacional das Comunicações (ANAC), (Cabo Verde); Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (ARN-TIC), (Guiné-Bissau) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, (Brasil) a chegar ao acordo de constituição formal da LusNIC, como associação de direito privado com objecto de cooperação institucional multilateral entre os registries de língua portuguesa no âmbito das suas áreas de intervenção.

A LusNIC junta as entidades competentes pela gestão, registo e manutenção de domínios de topo (ccTLD’s, country code Top Level Domains) dos países de língua oficial portuguesa. Estas entidades, também designadas de registries, representam: .pt, de Portugal o .br, do Brasil, o .cv, de Cabo Verde, o .gw, da Guiné-Bissau, o .st. de São Tomé e Príncipe e o .ao de Angola.

Veja a brochura institucional aqui 

Selo de confiança CONFIO.PT


Com o intuito de promover as boas práticas no comércio eletrónico em particular, e da utilização da Internet em geral, garantir a credibilidade das lojas online e a segurança para os consumidores nas compras online a Associação DNS.PT, a ACEPI - Associação da Economia Digital e a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor assinaram, no dia 22 de julho, um protocolo no âmbito do qual desenvolveram a iniciativa CONFIO.PT e que culmina com o lançamento da nova marca de confiança na Internet, o selo CONFIO.

O Selo Confio é o comprovativo, materializado num logótipo em formato digital, atribuído ao titular do website que seja acreditado na sequência de processo prévio de auditoria, tendo subjacente o cumprimento de um Código de Conduta e de um Regulamento.

O CONFIO.PT é uma iniciativa única a nível nacional que, além da parceria entre as três associações portuguesas, inclui uma parceria com a associação europeia Ecommerce Europe, através da qual é também disponibilizado o Selo Digital Europeu – o "Trust Ecommerce Europe, que permitirá às empresas portuguesas apresentarem-se no mercado internacional de comércio eletrónico em pé de igualdade com as suas congéneres internacionais, e assim aproveitarem as enormes oportunidades de um setor em franco crescimento em Portugal, na Europa e no resto do mundo.

www.confio.pt 

Arquivo.pt 

Na sequência do protocolado com a Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., é disponibilizada pela Associação DNS.PT a lista completa e atualizada dos domínios registados sob .PT, o que está na base do serviço Arquivo.pt, que visa a preservação de conteúdos disponíveis na Internet nacional e sua disponibilização à comunidade científica e ao público em geral.

Saiba mais em arquivo.pt