Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

.PT integra grupo de trabalho de apoio ao desenvolvimento do .tl

16-12-2019
.PT integra grupo de trabalho de apoio ao desenvolvimento do .tl
16-12-2019
O .PT (registry do .pt), a auDA (registry do .au) e a PANDI (registry do .id) criaram um grupo de trabalho com o objetivo de desenvolver um projeto de apoio ao .tl. Numa reunião organizada pela APTLD, durante a ICANN66 em Montreal. os três registries discutiram o projeto e acordaram os princípios operacionais. 

"A equipa do .PT tem uma longa história de interação com o .tl e temos o prazer de a elevar a um novo patamar. Além disso, esta é uma oportunidade única de promover a presença online da língua portuguesa. A LusNIC (Associação de ccTLD’s de língua portuguesa) também aplaude esta iniciativa”, afirma Marta Moreira Dias, membro do Conselho Diretivo do .PT e da LusNIC. 

"Congratulamo-nos com esta nova aliança de registries de ccTLD’s com um histórico impressionante na gestão do seu espaço de nomes de domínio e estamos confiantes de que o seu profissionalismo e entusiasmo irão dar inputs positivos ao .tl”, afirma Leonid Todorov, General Manager da APTLD. 

"A parceria está alinhada com o nosso objetivo institucional de estabelecer contacto com entidades nacionais relacionadas com o desenvolvimento e gestão de sistemas de nomes de domínio e vai ao encontro da International Cyber Engagement Strategy do Governo australiano”, diz Bruce Tonkin, COO da auDA, "E com a ajuda dos nossos colegas de Portugal e da Indonésia, conseguiremos oferecer aconselhamento e apoio práticos”.

"A PANDI está entusiasmada por se juntar ao grupo de trabalho. Vemos isto como uma oportunidade para partilharmos as nossas melhores práticas e, ao mesmo tempo, aprendermos com os nossos parceiros”, argumenta o Professor Yudho Giri Sucahyo, presidente do registry indonésio. 

"Agradecemos à APTLD e aos congéneres de Portugal, Austrália e Indonésia pela sua disponibilidade para partilhar os seus conhecimentos connosco. Um agradecimento especial à APTLD por tornar isso possível. São todos muito bem-vindos a Timor-Leste”, conclui o Eng. Nicolau Santos Celestino, Diretor do Departamento de Informação e Tecnologia do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) de Timor-Leste.