Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

.PT entre os ccTLDs que mais cresceram no último trimestre

.PT entre os ccTLDs que mais cresceram no último trimestre

27-01-2017
.PT entre os ccTLDs que mais cresceram no último trimestre
.PT entre os ccTLDs que mais cresceram no último trimestre
27-01-2017

O CENTR acaba de disponibilizar o DomainWire Global TLD Stat Report (Q4/2016), que engloba o panorama global e as tendências de registo de todos os domínios de topo (gTLDs legacy, novos gTLDs e ccTLDs) com um foco adicional no mercado de ccTLDs europeu. Neste relatório o .pt aparece na terceira posição entre os ccTLDs que mais cresceram no último trimestre de 2016.

Principais conclusões deste relatório:

- Globalmente os domínios em todos os TLDs cresceram 0,3% no quarto trimestre de 2016 para 309 milhões.
- 7 dos 10 maiores TLDs apresentaram um crescimento global negativo no trimestre e o .ru (ccTLD da Rússia) ultrapassou o .info tornando-se no 8º maior TLD
- Os novos gTLDs representam cerca de 8% do mercado global e cresceram 11% no trimestre. O maior novo gTLD é o .xyz, com cerca de 6 milhões de domínios, no entanto cresceu pouco ao longo do trimestre.
- As taxas de renovação de todos os novos gTLDs apresentam uma média de 65%, com os TLDs geográficos a ter o melhor desempenho (80%)
- O ccTLD europeu que mais cresceu foi o .se (Suécia) e as tendências médias de crescimento mantêm-se estáveis nos 0,3% mensalmente. O .pt aparece na terceira posição.
- Os ccTLDs continuam a contribuir positivamente para a quota de mercado dos domínios registados na Europa. Os novos gTLDs aumentaram a quota de mercado para 3,3%, embora o crescimento seja relativamente lento.
- A taxa média de retenção europeia é de 84% em 2016 e manteve-se estável nos últimos anos.

Nos últimos 3 anos o .pt tem estado sempre no top 5 dos países europeus que mais cresceram em número de domínios.