Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

.PT é uma das primeiras organizações portuguesas a subscrever o manifesto Digital With Purpose

09-12-2020
.PT é uma das primeiras organizações portuguesas a subscrever o manifesto Digital With Purpose
09-12-2020
Criar mais valor de negócio através da tecnologia digital, indo ao encontro do cumprimento do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, é o principal objetivo do Digital With Purpose. O movimento internacional, que une sustentabilidade e tecnologia, foi apresentado na Web Summit, em Lisboa, e junta parceiros públicos e privados de várias partes do mundo. O .PT surge como uma das primeiras organizações portuguesas a subscrever o manifesto.

"O .PT, assumindo-se como um parceiro nacional de relevo no processo de transformação digital em curso, e comprometido enquanto organização em contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, juntou-se ao Manifesto Digital With Purpose, porque acreditamos que a capacidade tecnológica e a capacitação digital de cidadãs e cidadãos contribuirá, com o esforço de todos, para um propósito Humanista do digital." Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT.

Digital With Purpose é uma iniciativa da Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI), tendo o Governo Português, através do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, anunciado apoiar o movimento. 

A iniciativa Digital With Purpose foi apresentada com um filme-manifesto, que pode ser encontrado aqui.

"Precisamos das Agendas Verde e Digital totalmente alinhadas. O contributo que a transição digital pode dar para acelerar a eficiência dos processos e da gestão dos recursos, através da incorporação tecnológica, é essencial para a sustentabilidade e futuro da nossa economia e sociedade”, refere André de Aragão Azevedo.

O movimento pretende capacitar os vários setores da indústria, como energia, transportes, agricultura, educação, saúde e administração pública, tendo também identificado "temas de impacto digital" em cinco áreas prioritárias: Ação Climática, Economia Circular, Cadeia de Fornecedores, Inclusão Digital e Confiança Digital. Estes temas compõem grupos de trabalho que irão avaliar a performance de cada organização, o que resultará na atribuição de uma certificação independente Digital with Purpose.

Luís Neves, CEO da GeSI, considera que "é particularmente urgente mobilizar o uso e implantação de tecnologias digitais para a transição para uma economia de baixo carbono que irá mitigar as piores consequências das mudanças climáticas e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

Aberto a todas as organizações que se queiram juntar, a iniciativa será apresentada oficialmente no dia 1 de junho, na Digital Assembly, em Lisboa, durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Os líderes empresariais de todos os setores estão convidados a juntarem-se ao Digital With Purpose, com o desafio de cada um se questionar sobre qual seria o seu papel na conceção de uma sociedade digital através da inovação e da tecnologia digital.

Para Vanda de Jesus, Diretora Executiva da Portugal Digital, "este é o tempo para agir, estamos num momento da história em que o digital assumiu um papel preponderante”. E acrescenta: "Criar um Portugal mais digital também é criar um Portugal mais sustentável”.

Também a APDC surge como uma das primeiras organizações portuguesas a subscrever este manifesto. "A pandemia veio confirmar o papel crítico que o digital assume na economia e na sociedade, e acelerar a mudança para o mundo online. Mas a tecnologia também pode ser fundamental para garantir um crescimento sustentável. Para isso, temos de trabalhar num verdadeiro ecossistema, assumindo os compromissos e garantindo os nossos valores. Por todas estas razões, a APDC, enquanto plataforma de TIC e Media, juntou-se ao movimento ‘Digital With a Purpose’. Queremos contribuir para a ambição de construirmos um mundo melhor para todos e acreditamos que mais empresas portuguesas seguirão os nossos passos.” Rogério Carapuça, presidente da APDC.