Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

.PT apoia na gestão do domínio de topo da Guiné-Bissau

29-11-2021
.PT apoia na gestão do domínio de topo da Guiné-Bissau
29-11-2021
O .PT anuncia a transferência da gestão do domínio de topo da Guiné-Bissau (.gw) para a Autoridade Reguladora Nacional (ARN) daquele país, após um período de sete anos de colaboração e suporte do .PT à gestão técnica e administrativa do .gw.

Trata-se de um processo normal e que já estava previsto no protocolo de colaboração assinado entre as duas entidades, em 2014. Durante este ano, foi assegurada formação à equipa da ARN, e a definição dos requisitos operacionais e técnicos para uma transição harmoniosa, sendo que o .PT continuará a prestar apoio sempre que necessário.

A cooperação entre o .PT e a ARN, entidade responsável pela coordenação, tutela e planeamento do setor da tecnologia de informação e comunicação da Guiné-Bissau, foi formalizada em 2014 depois de a ARN ter obtido a redelegação do domínio do topo .gw junto da IANA (Internet Assigned Numbers Authority), com o apoio do registry português. A partir desta data, o .PT passou a garantir a gestão técnica e administrativa do .gw. 

Adicionalmente, o acordo de cooperação firmado entre as duas entidades previa também que o .PT fosse responsável pela aquisição e acompanhamento da instalação e operação do servidor secundário a alojar no data center da ARN, assim como pelo desenvolvimento, implementação e manutenção do website de suporte ao registo em .gw: www.nic.gw.

Recorde-se que o .PT assume atualmente a presidência da LusNIC – Associação de Registries de Língua Portuguesa, criada em 2015, com o objetivo de promover a cooperação internacional na defesa dos interesses dos ccTLD’s de língua portuguesa e de projetar a língua e os conteúdos portugueses na Internet, fomentando a partilha de conhecimento nas suas áreas de intervenção, e desenvolvendo contactos e iniciativas de cooperação entre as entidades responsáveis pela gestão dos domínios de topo lusófonos.