Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Mais de mil domínios registados em .pt num só dia após a entrada em vigor das novas Regras de Registo

03-02-2021
Mais de mil domínios registados em .pt num só dia após a entrada em vigor das novas Regras de Registo
03-02-2021
O .PT atingiu nesta terça-feira um total de 1.034 domínios registados em .pt num só dia, após a entrada em vigor das novas Regras de Registo de .pt. É o maior número de registos efetuados num dia desde a liberalização do domínio .pt, em 2012.

As novas Regras entraram em vigor nesta terça-feira e algumas das mudanças adotadas, como as novas condições para domínios com dois caracteres, que passam a ser as mesmas que vigoram para o registo dos restantes nomes de domínio, tornam ainda mais acessível o registo de domínios em .pt, o que ajuda a explicar o desempenho acima dos mil registos em apenas 24 horas.

Entre as alterações mais relevantes estão a eliminação dos classificadores, muito pouco utilizados, como .edu.pt e .org.pt, passando a ser apenas possível o registo de novos nomes de domínio sob .pt, .com.pt e .gov.pt; a possível remoção de domínios que alojem conteúdos ilegais ou qualificados como enquadráveis no conceito de DNS Abuse - atividades de disseminação de malware, phishing, pharming, botnets e/ou spam, na sequência de notificação da autoridade competente para o efeito; a proibição de registo de domínios utilizando palavras ou expressões contrárias à lei; e um mecanismo ágil e automatizado de monitorização por amostragem dos nomes de domínio registados.

Pela primeira vez na história do domínio .pt, toda a revisão das regras de registo assentou num trabalho colaborativo, aberto e participado, o que permitiu a discussão e o envolvimento entre parceiros e stakeholders. As novas Regras de Registo de .pt foram submetidas a consulta ao público tendo sido publicadas todas as sugestões veiculadas ao .PT e as respetivas respostas.

O documento pode ser consultado na íntegra aqui.