Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Ensino das Ciências da Computação chega às escolas portuguesas

22-10-2020
Ensino das Ciências da Computação chega às escolas portuguesas
22-10-2020
A ENSICO - Associação para o Ensino da Computação, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, vai iniciar, este mês de outubro, o ensino da disciplina de Computação em três estabelecimentos de ensino da cidade - escolas do Agrupamento de Escolas Garcia de Orta, do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto e Colégio Nossa Senhora de Lourdes ao nível dos 2º e 3º ciclos de escolaridade.

A ENSICO foi fundada por um conjunto de personalidades das áreas das Ciências da Computação e do ensino, juntamente com a Associação DNS.PT. Tem como missão promover o pensamento computacional como prática pedagógica para todos os estudantes do ensino básico e secundário, com vista à promoção da literacia e ética digital, assente no domínio das Ciências da Computação.

A Associação considera que o ensino da Computação será veículo de equidade e excelência, promotora de literacia científica e tecnológica e elemento agregador e dinamizador de aprendizagens e abordagens multidisciplinares. Pretende, num horizonte temporal de 3 anos, contribuir para a incorporação da Computação no ensino obrigatório, criando nas escolas as condições para que os princípios fundamentais das Ciências da Computação sejam lecionados a todos os alunos. Esta iniciativa que conta com a participação da Aarhus University, da Dinamarca, e da Open University, de Inglaterra, visa a formação e melhoria das competências digitais, informáticas e pedagógicas dos professores, abrangendo todo o país.

Esta iniciativa foi recentemente distinguida pelo programa europeu Erasmus+, realçando que o projeto da ENSICO fornece os valores da UE a todos os participantes, principalmente no que diz respeito ao apoio à criação de práticas inovadoras na era digital, através de novas ferramentas de ensino, de materiais e de software de aprendizagem.

Para Luís Neves, presidente da ENSICO, Associação para o Ensino da Computação, "É fundamental e urgente habilitar as novas gerações com as competências próprias do pensamento computacional, preparando-as para conceber, compreender e usar tecnologias, hoje e no futuro.”

O apoio da Câmara Municipal do Porto a esta iniciativa insere-se numa estratégia que o Município tem vindo a implementar na área do Talento - Porto For Talent | Pelouro da Economia, na qual tem desenvolvido e apoiado ações inovadoras para o desenvolvimento, atração e retenção de talento na cidade e na região. Esta iniciativa vem reforçar a aposta na diversificação e aprofundamento da aprendizagem ao longo da vida.

A ENSICO vem mantendo contactos com diversos municípios e agrupamentos de escolas do Continente e Ilhas, no sentido de alargar o âmbito territorial de aplicação do plano de preparação de professores e alunos. As autarquias e agrupamentos de escolas que ambicionem incluir o ensino da Computação nos curricula do ensino básico e secundário podem contactar a ENSICO - www.ensico.pt - e juntar-se à crescente comunidade de educadores, professores, instituições de ensino, autarquias, empresas e particulares contribuindo ativamente para a mudança que se impõe.