Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

DNS.PT apoia a II edição da “Mostra de Autores Desconhecidos”

DNS.PT apoia a II edição da “Mostra de Autores Desconhecidos”

16-07-2015
DNS.PT apoia a II edição da “Mostra de Autores Desconhecidos”
DNS.PT apoia a II edição da “Mostra de Autores Desconhecidos”
16-07-2015

A Inspeção-Geral dasAtividades Culturais (IGAC) organiza, pelo segundo ano consecutivo e com oapoio do DNS.PT, o concurso "Mostra de Autores Desconhecidos” – autoresdesconhecidos.pt -, um projeto deresponsabilidade social que visa promover a inclusão social de  homens emulheres, enquadrados em ambientes económica e/ou socialmente vulneráveis,através da criação artística. 

Em 2014, ainiciativa foi dedicada a autores desconhecidos residentes ou em funções deapoio em bairros desfavorecidos da Área Metropolitana da Lisboa. Este ano,desenrola-se a nível nacional e é dedicada à população reclusa e daí que aorganização seja partilhada com a DGRSP (Direção Geral de Resinserção eServiços Prisionais). Enquanto atividade de tratamento prisional, a edição de2015 do concurso integra-se nas atividades socioculturais e nos objetivosestratégicos definidos para a área da Cultura no "Plano Nacional deReabilitação e Reinserção 2013-15” bem como no "V Plano Nacional para aIgualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-17”.

Para além dohabitual apoio do parceiro premium – a Associação DNS.pt, entidade que temestado associada a esta causa desde o primeiro minuto –,  a dinamização doprojeto conta ainda com a colaboração da Direção Geral do Livro, dosArquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e do Centro de Informação Europeia JacquesDelors (CIEJD).

No concurso desteano, os trabalhos encontram-se sujeitos ao tema "Desenvolvimento: faz a diferençae liberta uma ideia” - inspirado por Mahatma Gandhi ("Seja a mudança quegostaria de ver no mundo”) e pelo facto de 2015 ser simultaneamente o "AnoEuropeu para o Desenvolvimento: o nosso mundo, a nossa dignidade, o nossofuturo” e o "Ano Internacional da Luz”. As obras deverão ainda serdesenvolvidas no âmbito das seguintes categorias artísticas:
 Categoria 1 – Literatura (Poesia, Conto e Artigo de Opinião)
 Categoria 2 – Artes Visuais (Pintura e Desenho)
 Categoria 3 – Banda Desenhada
 Categoria 4 – Música
 Categoria 5 – Teatro

O período parasubmissão das obras decorre até ao dia 31 de outubro de 2015 e a avaliação eentrega dos prémios está prevista para se concretizar até ao dia 4 de dezembrode 2015.

Saiba mais em www.autoresdesconhecidos.pt