Ir para Conteúdo

Blog

Joana Pena
Manager do Selo CONFIO
06-08-2021
O selo CONFIO está de parabéns!
Celebram-se hoje 5 anos do nascimento do selo CONFIO, uma iniciativa que surgiu de uma parceria entre a ACEPI, a DECO e o .PT, com o objetivo de trazer mais confiança, transparência, segurança e as melhores práticas no comércio digital, em particular, mas também na utilização da internet, no geral. 

No presente contexto pandémico, a internet tornou-se uma incontornável aliada na gestão da vida quotidiana, e em particular na aquisição de bens e serviços. Segundo o Estudo da Economia Digital em Portugal 2020, da ACEPI, houve um aumento de 40% para 60% de empresas com presença na internet desde 2019. A pandemia forçou as empresas a transitarem para o digital de forma acelerada e as pessoas a transacionarem mais na internet em substituição ao que faziam no mundo físico antes do confinamento. Contudo, o mundo digital carece de meios que autentiquem e certifiquem a credibilidade dos websites das empresas, onde facilmente se pode, por exemplo, criar websites falsos de empresas para enganar os consumidores. Torna-se, assim, imperativa a existência de uma entidade que ateste a credibilidade e autenticidade dos websites. O selo CONFIO é o resultado de uma certificação que oferece maior confiança ao consumidor, não só no mercado nacional, mas também ao nível europeu, uma vez que agrega o selo europeu "trust ECOMMERCE Europe”.

O selo CONFIO é pois um comprovativo, materializado num logótipo digital, que é atribuído mediante uma auditoria, realizada por auditores externos e independentes, que valida a conformidade do website segundo o Código de Conduta. Desta forma estão garantidas as melhores práticas do comércio digital bem como o cumprimento da lei vigente por forma a salvaguardar os direitos dos consumidores. A acreditação incide em pontos fulcrais como a privacidade e tratamento de dados pessoais, a proteção da propriedade intelectual e industrial, os termos e condições de venda dos contratos celebrados à distância, bem como a existência de procedimentos de entregas de encomendas e de devoluções. Avalia, também, a existência de mecanismos de proteções de menores, o tratamento de reclamações e a resolução de litígios. 

Todos os websites que sejam dedicados ao comércio online, bem como os websites institucionais, que estejam sob .pt ou sob outro TLD (Top Level Domain), podem ser acreditados, com a exceção de websites relacionados com serviços financeiros (banca, seguros e fundo de pensões), e jogos de fortuna ou azar.

O selo CONFIO já certificou mais de 100 websites e a sua procura tem vindo a crescer por parte das empresas. Esta procura é uma das consequências do lançamento de campanhas de oferta de adesão ao selo CONFIO, na senda de apoiar as empresas que subitamente fizeram a transição para o digital para salvaguardarem os seus negócios, ou até mesmo para a criação de novas oportunidades de negócio.

A par com as campanhas de oferta, durante 2020, o preçário do selo CONFIO foi revisto, tornando-o mais apelativo. Procedeu- se, igualmente, à agilização dos processos de adesão e renovação do selo e uma maior flexibilidade no Código de Conduta.

No ano de 2021, ainda marcado pela pandemia, a equipa do selo CONFIO continua a estar atenta às necessidades das entidades com presença na internet, mantendo-se o compromisso de melhoria continua por forma a garantir a satisfação e manutenção das entidades com selo, mas também no aumento de novas adesões. Para o efeito será lançada este ano a figura de Agente de Venda CONFIO, que irá permitir uma maior aproximação às empresas, bem como uma nova revisão do Código de Conduta que o torne mais abrangente em outras matérias do comércio digital, para além da defesa do consumidor. 

Pretendemos ser um catalisador para as empresas realizarem a transição para o digital mais informada, apoiando-as na certificação dos seus websites.

Nestes cinco anos de selo CONFIO registou-se um crescimento gradual, com particular enfoque no último ano e meio, pelo que queremos agradecer a confiança das entidades acreditadas, bem como à equipa do selo CONFIO que diariamente trabalha para a melhoria do serviço prestado.

Um especial agradecimento para os auditores, que sem eles, não seria possível fazer a acreditação, isenta e rigorosa dos websites contribuindo, desta forma, para uma internet mais credível e segura.

Procure CONFIO, compre com confiança!

Voltar aos Posts