Ir para Conteúdo

Blog

Dora Miranda
Communication Manager do .PT
15-06-2020
O que mudou ou vai mudar na comunicação?
O que mudou ou vai mudar na comunicação?
Tudo mudou nos últimos meses, tivemos todos de nos adaptar a uma nova forma de viver. As organizações também tiveram de se adaptar, provavelmente, mais do que nunca. 

Muitas marcas deixaram para trás os seus planos e decidiram responder às necessidades que se faziam sentir. Também o .PT fez isso. Alargámos o apoio a iniciativas que, de alguma forma, auxiliam neste período de contingência: oferecemos domínios .pt, atribuímos donativos, oferecemos computadores. Não se tratou de uma estratégia de comunicação, mas também não era isso que queríamos. Sentíamos, e sentimos, que não podemos deixar ninguém para trás… 

Também a forma de comunicar mudou, as iniciativas passaram para o digital e temos todos de ser mais originais nas nossas estratégias. Muitas foram as ações, iniciativas e eventos cancelados e que acabaram por ter um enorme impacto nas estratégias de divulgação das marcas. No entanto, as marcas não podem nem devem deixar de apostar na comunicação, já diz o ditado "parar é morrer”. Tivemos e temos de pensar numa nova estratégia de comunicação que responda à nova realidade. Como será a comunicação no pós-pandemia? Será que a televisão recuperará o prestígio dos velhos tempos? Não sabemos, mas provavelmente não. Afinal, o digital é o protagonista desta pandemia. Já ninguém podia ficar indiferente ao digital e, agora, tornou-se essencial. 

Para além da aposta no digital, as estratégias de relacionamento das marcas com os seus públicos também serão provavelmente uma prioridade. O discurso das marcas terá de ser reajustado: mais emotivo, autêntico e próximo das pessoas. As marcas que marcam a diferença na sociedade e na vida de cada um nunca são esquecidas. É por isso que facilmente nos lembramos das marcas da nossa infância que nos marcaram particularmente. Eu pessoalmente não me esqueci de marcas como Gorila, Vigor, Raider (i.e., Twix) ou Telecel (i.e., Vodafone).

A pandemia trouxe um novo normal, mas também uma grande oportunidade no digital, e claro, em .pt. 
Voltar aos Posts