Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Maria João Ceitil
HR Consulting Coordinator da CEGOC
26-01-2021
O poder das pessoas!
2020 foi um ano estranho…imprevisível, duro, mas também de grande união. Um ano marcado pelo poder das pessoas, o poder de enfrentar medos, adaptar-nos a mudanças drásticas na forma de trabalhar, viver, socializar. Se algo podemos retirar do ano passado é que, quando queremos, temos a capacidade de superar os desafios mais difíceis, e de encontrar formas de nos reinventarmos e nos adaptarmos a qualquer evento externo que ponha em causa as crenças e hábitos incrustados na nossa sociedade. 

2021 começou igualmente imprevisível, duro…mas aparentemente com menos união. O cansaço, o desgaste, a "habituação” a conviver com esta pandemia pode levar a que tenhamos menos perseverança na luta contra esta crise. Neste novo confinamento não vemos arco íris espalhados, não lemos a frase "vai ficar tudo bem”, não ouvimos cantar nas janelas, nem aplausos entusiastas de força aos profissionais de saúde. Devíamos ver e ouvir, mas não está a acontecer, e percebemos porquê…estamos num processo de mudança. 

Passámos a etapa do choque da ansiedade e do medo…canalizámos as nossas energias para uma fase de motivação e crença de que se nos uníssemos, e nos reinventássemos, iriamos dar a volta a esta situação e "tudo iria ficar bem”. Perante a reincidência de novas vagas passámos para uma fase seguinte deste processo, a dúvida, a culpa, a depressão. Esta é a fase mais crítica dos processos de mudança. Daqui teremos 3 hipóteses pela frente: podemos fugir e tentar negar/ignorar; podemos enfrentar de forma agressiva e tentar remar "contra a maré”, ou podemos aceitar, e aí arranjar novas energias para a ação, e novos compromissos para, de forma sustentada, efetivamente nos adaptarmos a estas mudanças, e assumirmos o "novo normal” como apenas "normal”.

E só há um poder capaz de o fazer…o mesmo poder que nos fez superar 2020, o poder das pessoas. O .PT já provou o quanto as suas pessoas são poderosas e o quão importante é apostar nas pessoas para garantir uma cultura forte, equipas unidas e altamente motivadas. É um orgulho pessoal para mim acompanhar a vossa evolução e são um exemplo claro de que vale mesmo a pena apostar nas pessoas.

Por isso deixo-vos esta reflexão: usem este poder em 2021 para continuarem esta evolução! Este é um ano para se continuarem a reinventar, agora não na capacidade de trabalhar à distância, de implementar novas políticas de trabalho ou reinventar serviços, mas sim de se reinventarem como equipa. Não se deixem cair na tentação de se afastarem, não deixem de estar atentos uns aos outros, não permitam que o cansaço vos torne menos unidos. Este é o ano de fazerem novas coisas em conjunto, de procurarem novas dinâmicas de comunicação, de proximidade, e de reforçar tudo o que conseguiram alcançar até hoje. 

E que não haja dúvidas que conseguem…porque têm o maior poder de todos…o poder de cada um de vocês e o poder de vocês todos juntos!



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts