Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

João Preto Gomes
Diretor Serviços Avançados da FCCN|FCT
22-03-2021
Memorial do Arquivo.pt
Existe um vasto número de websites que por diversas razões deixam de ser atualizados, quer ao nível dos seus conteúdos, quer das plataformas de software que os suportam. Como não existem recursos alocados para os atualizar, e como é difícil tomar a decisão de os desligar por disponibilizarem informação importante, com o tempo estes websites levantam problemas devido a vulnerabilidades de segurança e implicam um custo permanente derivado ao consumo de energia das máquinas que os suportam.

Agora há uma opção eficaz e inteligente para preservar o conteúdo destes websites: o Memorial do Arquivo.pt. Este serviço público da FCT, gerido pela sua unidade FCCN, oferece uma preservação de alta-qualidade do conteúdo de websites históricos, podendo manter-se o domínio original, pesquisável nos portais de busca. Veja-se por exemplo o website da extinta Agência para a Sociedade do Conhecimento (https://www.umic.pt). Os websites podem assim ser desligados, deixando de se expor as vulnerabilidades de segurança, de gastar energia e de implicar custos de alojamento. O domínio é redirecionado para a última versão do website preservada no Arquivo.pt, sendo aí navegável por todos os seus conteúdos, como antes de ser desligado.

O Arquivo.pt arquiva e preserva a web portuguesa com recolhas diárias, mensais e trimestrais, que são disponibilizadas depois de um ano de embargo. Contém páginas desde 1996 e é considerado um dos mais avançados do mundo. 

Para chegar a mais pessoas, é anualmente lançado o Prémio Arquivo.pt para distinguir trabalhos originais e inovadores que demonstrem a utilidade do serviço e a importância de preservar e utilizar a informação publicada na web. A sua edição de 2021 está a decorrer até 4 de maio, atribuindo prémios no valor de 15.000€. O concurso está aberto a trabalhos individuais ou em grupo, podendo ter como objeto qualquer área do conhecimento.

O Memorial é o mais recente serviço do Arquivo.pt e já perpetua mais de 40 websites. O seu pode ser o próximo, tornando a web mais segura e preservável, bastando entrar em contacto com a equipa em: https://sobre.arquivo.pt/pt/contacto/.



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts