Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Pedro Goes
Global Designer do .PT
27-04-2021
Dia Mundial do Design Gráfico
Hoje assinala-se o Dia Mundial do Design Gráfico, que tem como objetivo o reconhecimento do papel do design de comunicação em todo mundo. 

E o que é o Design Gráfico?  É um processo criativo que transmite mensagens e conceitos através de imagens e textos que, muitas vezes, se utilizam em simultâneo consoante o objetivo. Esse trabalho na prática materializa-se em várias áreas, como por exemplo na identidade corporativa (branding, logótipos), design editorial (livros, revistas, jornais), design de embalagem, sinalização e web design.

Agora que penso ter clarificado o que é, e para que serve o design gráfico, começo pelo meu objetivo de vir hoje escrever. E não! Não vou falar-vos de Gutenberg.

Venho-vos falar de alguém que juntou as novas tecnologias com esta apaixonante profissão, falo-vos de Susan Kare. Uma mulher que revolucionou o design gráfico nos computadores. 

Em 1983 foi chamada para trabalhar na Apple graças a um colega de escola que já estava nesta companhia então comandada por Steve Jobs. 

Susan Kare torna-se membro da equipa de design do Macintosh, onde foi responsável pela criação do interface gráfico e das fontes de letra desse sistema operativo, como por exemplo a "Chicago” que se tornou característica nos sistemas e dispositivos da Apple, usada desde o Mac OS clássico até à terceira geração do iPod. 
 
Criou e desenvolveu uma vasta gama de ícones, como por exemplo a "lata de lixo”, a "bomba” de falha do sistema, o computador "feliz” e o símbolo de comando (⌘) ou "tecla Apple" (Ctrl nos PCs), que neste caso Steve Jobs decidiu que a tecla de comando não podia ser a repetida maçã que se encontrava em todo o interface: "There are too many Apples on the screen! It’s ridiculous! We’re taking the Apple logo in vain! We’ve got to stop doing that!”. 
 
Susan Kare inicia uma pesquisa num dicionário internacional de símbolos e descobre (⌘), que na simbologia militar sueca equivale a "ponto de interesse”, e assim até hoje é usado em todos os teclados da Apple.

O trabalho inspirador de Susan Kare, e a sua capacidade de unir a estética audaz com a perceção imediata da função, é um exemplo perfeito da fusão ideal entre a arte e a ciência.

Para finalizar deixo-vos um vídeo de uma apresentação de Susan Kare em 2019, onde fala do seu percurso profissional e de inúmeras histórias que vão com certeza ficar para a história do Design Gráfico.




Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts