Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Ricardo Pires
Cybersecurity Manager do .PT
22-06-2020
“By failing to prepare, you are preparing to fail.”
Este novo contexto de pandemia foi um grande acelerador da transformação digital das organizações, que impulsionou a presença online de inúmeros negócios, projetos e ideias, criando novas oportunidades e permitindo que muitos pudessem assim manter a sua atividade.

Num piscar de olhos, a maioria de nós, teve de se adaptar a esta nova realidade e ao trabalho a partir de sua casa. As reuniões por videoconferência, tornaram-se o nosso dia-a-dia e os passeios ao fim do dia obrigatórios, para espairecer de um dia inteiro entre quatro paredes.

Ficámos todos unidos na missão de evitar o contágio social deste novo vírus, contudo todos afastados e isolados em suas casas. Em casa, num ambiente familiar, muitas vezes sentimos uma falsa sensação de segurança, que rapidamente se começou a observar mais explorada por agentes mal-intencionados.

As pessoas, os seus computadores e as redes das organizações não estavam totalmente preparados para esta nova realidade. Muitas organizações, empreendedores e novos utilizadores tinham ainda uma experiência tímida no online e começavam a compreender o enorme potencial de oportunidades dessa presença, contudo sem conhecer os seus riscos e suas ameaças.

Nunca é demais relembrar (e não fosse eu um nato adepto da segurança) a importância das organizações estarem conscientes dos riscos do espaço digital e de terem ao dispor dos seus colaboradores os meios mais seguros, nomeadamente:

•Garantirem um canal seguro para os colaboradores usarem as aplicações da organização, um dos métodos mais usados é a implementação de uma VPN.
•Encorajarem os colaboradores a atualizar os seus dispositivos com as últimas atualizações de segurança, e se possível, com atualizações automáticas.
•Incentivarem os colaboradores a serem cautelosos com os e-mails e anexos que recebem, esta é a porta de entrada para a maioria dos malwares.
•Melhor preparação para situações como esta que vivemos, através do desenvolvimento de um plano de contingência. Lembrem-se sempre que "By failing to prepare, you are preparing to fail” (Benjamin Franklin).
•Estimular e preservar a saúde mental dos colaboradores, especialmente quando estamos todos isolados em casa. Criando grupos e atividades conjuntas entre os colaboradores. A redução do stress evita que sejam tomadas decisões que afetem a organização.

E como se costuma dizer, mais vale prevenir do que remediar!



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts