Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Ana Cunha
Customer Service no .PT
23-08-2021
A falar é que a gente se entende
A Linguagem é algo que define o que é ser Humano e cada área de conhecimento desenvolveu uma "Língua” própria, com termos e definições que podem ser difíceis para quem não a aprendeu.

No caso da Internet esta nasceu num meio tecnológico e logo surgiu um grande problema de comunicação, mas, desta feita, entre os Humanos e as Máquinas, nascendo assim o DNS, o qual traduz as nossas palavras para números (a linguagem que é usada pelas Máquinas) e vice-versa.

Mas o DNS cresceu, neste século XXI existem já milhões de domínios registados no mundo, ao invés da lista inicial de domínios, os quais quase se contavam pelos dedos das mãos e podiam ser geridos num bloco de notas. Hoje em dia a gestão de registos de domínios é complexa e envolve inúmeras entidades que necessitam de comunicar entre si, já não é só um grupo de técnicos a "falar” com máquinas.

O registo de um domínio obriga à identificação de uma série de dados, à intervenção de diversas entidades e também ao uso de diversos protocolos e softwares específicos, o que levou a uma especificação dos termos usados neste âmbito.

O .PT não é alheio a esta situação e utiliza este dialeto técnico com entidades congéneres, parceiros e clientes finais, sendo que para estes últimos poderá levantar-se a dificuldade acrescida de aprender novos termos e os seus significados, sendo por isso importante a existência de glossários que possam auxiliar.

A exemplo desta linguagem técnica específica elenca-se abaixo a designação de 3 intervenientes no registo de um domínio .pt:

Registry

Entidade responsável pela gestão, registo e manutenção de domínios sob determinado TLD.

Ex: A Associação DNS.PT (.PT) em relação ao .pt.

Registrar

O(s) agente(s) de registo, cujos termos e abrangência do respetivo estatuto são objeto de protocolo a firmar com o .PT. Todas as entidades que constam da Lista de Registrars de .PT

Registrant 

É um dos responsáveis pelo nome de domínio. Pessoa singular ou coletiva que assume a qualidade de titular do nome de domínio ou de mero requerente antes de validada pelo .PT a conformidade do registo com as Regras.


Ficou curioso? Quer conhecer mais destes termos? Nas regras de registo de domínios .pt existe um glossário que o ajuda a falar esta "Língua”.





Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts